Faça seu próprio vinagre de maça em casa!
- Renally Sousa
- 18 de out. de 2016
- 3 min de leitura
Oi amores, tudo bem com vocês:
Como prometido no post anterior, trago para vocês duas opções de receitas super fácil de como você fazer seu próprio vinagre de maça em casa. Qual a diferença de você comprar já pronto?
Apesar de encontrarmos já pronto para uso no mercado e com preço acessível, algumas marcas não são confiáveis, podendo conter o "sulfito" => substância usada como conservante e que é usada para que o vinagre fique homogêneo, essa substância retira algumas propriedades do produto, dessa forma fica difícil aproveitar todas os beneficios de quando ele é puro sabe?
Vamos a receita?

RECEITA 1:
1- Você vai precisar de cerca de 1KG e meio de maças, o ideal é que elas não estejam amassadas nem com manchas na casca, de preferência doce, quanto mais doce mais forte será o vinagre no final.
Lave-as muito bem, descasque e retire as sementes, bata no liquidificador para se extrair o suco da polpa.
2- Com o suco extraido, coloque em um recipiente de barro ou cristal, jamais em plástico pois ele pode alterar o gosto do vinagre, encha apenas até a metade para que fique espaço para a fermentação que vai ocorrer e é necessária, tampe para que o oxigênio não entre e os gases da fermentação possam se expandir. O recipiente deverá ser mantido a temperatura de mais ou menos 18°C a 30°C, longe da luz do sol e em lugar seco, podendo ser conservado até seis semanas assim.
3- O sabor das maças é a chave para se conseguir um bom vinagre, recomendo vocês comprarem as mais maduras.
4- Após ter se passado o tempo recomendado, é agora que vamos de fato se extrair o vinagre:
Pegamos o sumo e colocamos em outro recipiente, coberto por um pano seco deixamos a luz do sol por 03 dias, mantendo uma temperatura média de 20°C, mudanças bruscas de temperatura podem estragar o vinagre. Esse conteúdo deve ser mexido uma vez por dia, conservando a camada de fermento que vai esta na superfície. Filtre e coloque em uma garrafa de cor escura para evitar que ele se estrague mais rápido. Você vai ter um vinagre orgânico, livre de química e pronto para ser usado na sua cozinha ou cabelo, aproveitando assim todos os beneficios que ele pode trazer.
RECEITA 2:
Esta outra receita é mais simples e leva menos tempo do que a anterior. Você vai precisar de:
5 litros de água mineral.
1 quilo e meio de maçãs bem maduras.
1 quilo de açúcar mascavo.
Lave e desinfete as maçãs com um pouco de bicarbonato diluído em água. Depois de limpas, corte em pedaços e misture com o açúcar, deixando tudo bem triturado.
Em um recipiente de vidro, coloque a água e adicione o purê de maçã e o açúcar. Tampe, de tal modo que possa entrar ar, mas que não possam entrar moscas e outros insetos.
Nos primeiros dez dias, mexa a mistura diariamente com uma colher de pau.
Nos próximos dez dias, somente mexa a mistura dia sim e dia não.
Depois, deixe repousar outros dez dias.
Em um total de 30 dias, você obterá um vinagre de maçã de boa qualidade, depois de coar e envasar a mistura. Evite conservá-lo em um frasco até a boca, já que pode seguir fermentando até explodir. Se possível, abra-o uma vez por dia para evitar que isso aconteça.
Amores, espero que tenham gostado das receitinhas, é fácil de fazer!
Beijos e até a próxima =*